Após reunião realizada na tarde desta quarta-feira (05), a Prefeitura anunciou uma série de medidas para tentar amenizar os reflexos do aumento expressivo da demanda por atendimento de pacientes com síndromes gripais – Covid-19 e Influenza.
Com a presença do corpo técnico da Secretaria Municipal de Saúde e do Hospital Municipal ‘Dr. Tabajara Ramos’, foram divulgadas a ampliação no número de médicos a disposição da população tanto no HM quanto na UPA (Unidade de pronto Atendimento) Santa Marta e no PPA (Posto de Pronto Atendimento) do Jardim Novo, que agora passará a atender também as pessoas com síndromes gripais.
Para reduzir a aglomeração de pacientes no PS do Hospital Municipal, tendas começaram a ser montadas na área externa da unidade. A previsão é de que o espaço deva ter capacidade para cerca de 200 pessoas.
Os anúncios foram feitos pelo Rodrigo Falsetti (Cidadania), que as classificou necessárias para melhorar e fortalecer o atendimento frente a disparada dos casos de síndromes gripais. Segundo ele, apenas na segunda-feira (02), o Pronto-Socorro do HM somou 550 atendimentos.
Temos uma nova variante do coronavírus em circulação, além do vírus Influenza, da gripe. As festividades de final de ano lamentavelmente acabam contribuindo o aumento de pessoas infectadas. Estamos trabalhando com diferentes cenários para garantir assistência adequada, eficiente e mais humanizada aos pacientes”, destacou.
Além das medidas a curto prazo, também foi adiantado que caso a demanda siga elevada ao longo dos próximos dias, o Consultório da Esperança – implementado durante a fase mais crítica da pandemia – poderá ser reativado. O local de instalação da unidade específica para atendimento dos pacientes ainda será definido.
“Vamos acompanhar a situação de perto, diariamente. Se necessário, já está autorizada a retomada do Consultório em local estratégico, que estamos definindo”, antecipou.