Segundo projeções realizadas pela ACIMG (Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu), as vendas do comércio guaçuano no Natal de 2021 foram, em média, 10% superiores aos números estimados no ano anterior.
Os cálculos foram realizados após pesquisa promovida pela entidade junto a lojistas do município e indicam números superior aos estimados no estado de São Paulo, onde os indicativos variavam entre 5% e 8%.
Segundo a Associação, 20 dos lojistas pesquisados apontaram que o momento durante o período de vendas natalinas foi positivo e em alguns casos acima do inicialmente esperado.
Contudo, os entrevistados disseram que o volume de vendas ainda não conseguiu igualar o registrado no Natal de 2019.
A comerciante Sonia Zanuto comemora as vendas e diz que, de maneira geral, todos os lojistas com os quais ela conversa, tiveram a mesma perspectiva. “Vendemos um pouco mais que a expectativa que criamos, as vendas dos produtos para uso pessoal foram maiores do que os presentes, mas também vendemos bastantes presentes. Foram presentes de valores menores só que em maior quantidade”, comentou a empresária.
Além das cifras injetadas na economia pelo pagamento do 13º salário, a alta taxa de imunização também é apontada como uma das responsáveis pelo bom movimento no comércio.
“Temos o que comemorar, o resultado já foi melhor que no ano passado. O crescimento das vendas em torno de 10% era uma tendência esperada. A situação de inflação, endividamento das famílias e desemprego, além do cenário ainda instável sobre a Covid-19 contribuíram para barrar ainda mais o aumento nas vendas. Os presentes de menor valor, para mais pessoas, era uma tendência, pois há uma comoção no sentido de as pessoas se reencontrarem e se presentearem para celebrar este momento”, analisou Adenilson Junior dos Reis, superintendente da ACIMG.