Exame mobiliza perto de 2,6 mil alunos - Foto: Divulgação
publicidade

Cerca de 2,6 mil estudantes das unidades da rede municipal de ensino começaram a responder as questões da prova do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) na quinta-feira (25).

As escolas municipais seguirão mobilizadas na aplicação do exame até sexta-feira (03), respondendo questões de Língua Portuguesa e Matemática e uma amostra de Ciências da Natureza e Ciências Humanas para estudantes do 9º ano do ensino fundamental.

O exame aplicado em todo o país mobilizando alunos das escolas públicas que possuam pelo menos dez estudantes matriculados no 5º ano e no 9º ano do Ensino Fundamental e na 3ª e 4ª séries do Ensino Médio.

A prova é de responsabilidade do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio

Teixeira), que utiliza os resultados como um balizador para avaliar o nível de desenvolvimento do ensino no país.

O Saeb não será a única avaliação que os estudantes da rede municipal guaçuana estarão sendo submetidos.

Ainda em dezembro, eles também irão participar do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), aplicado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

A avaliação visa realizar um diagnóstico da situação da escolaridade básica paulista, visando orientar os gestores do ensino no monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade educacional.

No Saresp, os alunos do 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio têm seus conhecimentos avaliados.