O Parque dos Ingás tem sido alvo de fotos e selfies nos últimos dias. O motivo para tantos clicks é a escultura de um mandi instalada no local e que já ganhou nas redes sociais o carinhoso apelido de ‘Mandizão’.
A obra assinada pelo artista plástico italiano radicado em Mogi Guaçu, Giuseppe Bósica, foi presente de um empresário que não teve sua identidade revelada pelas autoridades locais por enquanto.
Confeccionada em fibra de vidro e com aproximadamente cinco metros de comprimento e um metro e meio de altura, a obra foi fixada sobre uma estrutura de ferro.
Embora a peça tenha sido um presente à municipalidade, o local de instalação foi escolhido pelo poder público. A opção pelo Parque dos Ingás se deu em razão da sua localização às margens do Rio Mogi Guaçu e pelo fato da espécie ser um símbolo informal do município.
Bastante encontrado nas águas do Rio Mogi Guaçu, o mandi amarelo (Pimelodus maculatus), ganhou o nome popular entre os pescadores da região de Mandi Guaçu.
Bósica é formado em designe e esculturas na Academia Brera, de Milão. Está radicado no Brasil há anos e é atualmente uma das referências nacionais na confecção de bustos e estátuas por meio de modelagens vivas, especialmente peças de grande porte.
Além de fibra de vidro, ele também desenvolve seus trabalhos utilizando bronze, alumínio, resina em pó concreto e gesso.