Atendimentos estavam suspensos desde março e serão retomados gradualmente - Foto: Divulgação
publicidade

A partir de segunda-feira (5) os atendimentos de rotina das UBSs (Unidades Básicas de Saúde), USFs (Unidades de Saúde da Família) e CEM (Centro de Especialidades Médicas) começarão a ser retomados. O anuncio foi feito pela Secretaria de Saúde, por meio de nota oficial divulgada nesta sexta-feira (2).

O atendimento das consultas rotineiras foi suspenso em março em razão das medidas de contingenciamento e enfrentamento ao coronavírus (Covid-19). Desde então, de acordo com a pasta, em torno de 21 mil consultas acabaram sendo desmarcadas.

A retomada será realizada ainda seguindo uma série de protocolos para evitar o avanço de novos casos da doença. O processo estará sendo realizado de forma gradual.

A secretaria de Saúde, Clara Carvalho, entende que a população precisa da volta do serviço de saúde, mas pede calma à população neste momento de retomada. “Muita calma nessa hora, para que a gente possa dar assistência a aqueles que realmente precisam. A pandemia não acabou e só acabará quando a vacina estiver disponível, portanto temos que manter o distanciamento social e as medidas de segurança”, disse.

Os pacientes que tiveram consultas desmarcada entre março e setembro deste ano não deverão ir até o posto de saúde tentar o reagendamento. Os médicos da rede municipal de saúde reavaliaram seus prontuários e classificou os pacientes dos casos mais urgentes aos casos mais leves para priorizar os atendimentos de maior urgência.

Nos casos onde os sintomas de alguma doença estejam agravados, a orientação é para que o posto de saúde mais próximo seja procurado. A chefia de serviço do local será responsável por avaliar o caso.