Previsão é de que máximas possam ser ainda mais elevadas esta semana - Foto: GuaçuAgora
publicidade

Quem já sofreu com o calorão da última semana precisará buscar meios de amenizar os efeitos das altas temperaturas por mais alguns dias. A onda de calor não deverá ir embora e há a previsão de que novos recordes de calor possam ser batidos nos próximos dias, com as máximas devendo atingir os 40ºC.

Segundo as previsões do Instituto ClimaTempo para Mogi Guaçu, a semana que já começará com termômetros em alta, com máximas esperadas para a casa dos 37ºC, terá marcas ainda mais elevadas.

As projeções climáticas indicam que até quinta-feira (8) os maiores registros deverão ficar um grau mais quente por dia e atingir o auge com a possibilidade de que pela primeira vez o município registre 40ºC de maneira oficial por uma estação meteorológica, através da estação automática do Ciiagro (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas).

Na quinta-feira (1), a máxima guaçuana já ficou muito próxima de alcançar a marca. A máxima apurada pelo equipamento local ficou nos 39,9ºC.

As temperaturas elevadas continuarão castigando o guaçuano também na sexta-feira (9) e sábado (10).

Outro efeito do clima que seguirá causando incômodos e também merece cuidados, especialmente com idosos e crianças, é a baixa umidade relativa do ar.

Na semana passada a cidade já entrou em estado de alerta em razão dos níveis inferiores aos 20%. Mas a previsão é de que os índices possam cair ainda mais, com a chance de que preocupantes 10% possa ser registrado, o quem se confirmado, colocará o município em estado de emergência.