Fechada desde fevereiro de 2014, depois que um vendaval comprometeu sua estrutura, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Santa Marta foi reinaugurada nesta quinta-feira (15). A solenidade de reinauguração contou com a presença de autoridades locais e do médico que empresta seu nome para a unidade, José Augusto de Carvalho Neto.
A equipe médica que irá atender na UPA também marcou presença na solenidade. Esta será a segunda Unidade de Pronto Atendimento em operação no município e reforçará o serviço já oferecido na do Jardim Novo II.
Além de atender a população do Santa Marta, a unidade também acolher os pacientes da região dos Ypês, Santa Cruz, Chácaras Pantanal, Chaparral, Santa Terezinha, Jardim Novo I e Parque Cidade Nova.
Carvalho Neto agradeceu a homenagem, enfatizou a importância do prédio para a estrutura da saúde do município e pediu para que o local seja zelado por todos que passem por ele.
“Esse prédio branco aqui, imaculado, é um templo dedicado a saúde e que será honrado por todos que trabalham e que vierem a trabalhar aqui. Ele será um marco importante para todos, um marco na saúde de Mogi Guaçu. Vocês que estão aqui, cuidem dele e parabéns àqueles que idealizaram e lutaram para pôr em funcionamento esta UPA. Muito obrigado pela homenagem e por tudo que tem sido feito na saúde do município”, declarou.
A unidade tem capacidade para efetuar aproximadamente 250 atendimentos diários.
Inaugurada em 2012, na gestão do ex-prefeito Paulo Eduardo de Barros (Dr. Paulinho), ela acabou sendo desativada antes de completar dois anos de funcionamento após seu telhado não resistir a um vendaval e ceder.
Laudos elaborados pelo IC (Instituto de Criminalística) apontaram uma série de falhas na construção orçada em R$ 1,5 milhão.