A Secretaria de Saúde confirmou a retomada do atendimento nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e USFs (Unidades de Saúde da Família) do município a partir do dia 5 de outubro. A volta envolve todas as 21 unidades.
O cronograma da volta à rotina já foi estabelecido e as equipes promoverão um mutirão de revisão dos prontuários médicos de pacientes.
A ordem de agendamento será feita mediante a necessidade de cada paciente, com base no histórico de atendimento na unidade. As primeiras consultas serão previamente agendadas para outubro, novembro e dezembro, devendo o paciente estar com o cadastro em dia com a unidade.
O contato será realizado por meio de ligação. Em razão disso, o apelo é para que os usuários que alteraram seu número efetuem a atualização do cadastro nas próprias unidades.
O atendimento nos postos de saúde está suspenso desde março.
A orientação é para que as pessoas não se dirijam às unidades para realizar agendamento. Aqueles que desejam ou necessitam de atendimento devem primeiramente entrar em contato com a UBS ou USF de seu bairro por telefone.
Há a preocupação em relação a aglomeração de pessoas ainda existe. No caso dos pacientes com síndromes gripais, o apelo é para que telefonem nos postos e se informem sobre o melhor horário para o atendimento.
Apenas os casos graves devem ser reportados imediatamente para o Hospital Municipal Dr. Tabajara Ramos, que atende exclusivamente casos de Covid-19.