A massa de ar seco que está estacionada sobre os estados do Sudeste e Centro-Oeste vem derrubando a umidade relativa do ar para índices cada vez mais preocupantes e Mogi Guaçu chegou ontem ao quinto dia consecutivo em que ela atingiu os 12%.
De acordo com as medições realizadas no município pela estação meteorológica do Ciiagro (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas), desde domingo (6) as taxas locais tem despencando ao longo da manhã e atingido seus índices mais baixos no início da tarde.
Às 13h00 desta sexta-feira (11) o equipamento instalado na cidade indicou a umidade de 12,2%. A exemplo do que já havia ocorrido nos outros cinco dias anteriores, a marca colocou Mogi Guaçu em estado de alerta e muito próxima de entrar na faixa dos município em estado de emergência.
Segundo autoridades médicas, dentro do nível de alerta, a recomendação é para que as pessoas evitem atividades profissionais e exercícios ao ar livre entre às 10h00 e às 16h00, não promover aglomeração de pessoas em ambientes fechados e a utilização de soro fisiológico nas narinas e para lubrificação dos olhos.
Já nos casos de estado de emergência, a recomendação é para além das medidas anteriores, se adote medidas para umidificação de ambientes que reúnam crianças e idosos e até mesmo a suspensão de atividades que gerem aglomerações.
A umidade relativa do ar ideal é de 60%.