O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) anunciou que o horário de votação nas eleições municipais deste ano será ampliado como forma de reduzir as filas e diminuir a aglomeração de pessoas.
Assim, a abertura das urnas no primeiro turno, marcado para 15 de novembro, acontecerá às 7h00, uma hora mais cedo do que tradicionalmente ocorre nas eleições brasileiras. O horário limite para que os eleitores manifestem seu voto continuará sendo às 17h00, no horário local de cada município.
O órgão máximo da Justiça Eleitoral no país argumentou que o novo horário de votação foi estabelecido depois consultas a estatísticos do Impa (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), da USP (Universidade de São Paulo).
Outra medida anunciada pelo TSE foi reservar o horário das 7h00 até às 10h00 para a votação preferencialmente dos idosos.
A ideia inicial de estender a votação para além das 17h00. Porém, a medida acabou sendo desconsiderada em razão das dificuldades que várias regiões país teriam em efetuar o transporte das urnas depois deste horário.
Serão disponibilizados, em parceria com a iniciativa privada, 7,5 milhões de máscaras e 1,8 milhão de proteções faciais aos mesários.
Além disso, 1 milhão de litros de álcool gel devem ser distribuídos para que os eleitores limpem as mãos na entrada e na saída das seções eleitorais.