Sediado em Itapira, o Laboratório Cristália doou R$ 4 milhões entre março e julho para ações de saúde e apoio social relacionados à pandemia da Covid-19.
Ao todo, 18 instituições foram beneficiadas, entre hospitais, hemocentros, clínicas de saúde e entidades sociais.
Em Itapira foram beneficiadas a Santa Casa de Misericórdia, a Prefeitura, o Hospital Municipal, o Instituto Bairral, a Secretaria Municipal de Educação e o Fundo Social de Solidariedade.
Na região, o Corpo de Bombeiros de Mogi Guaçu também recebeu apoio da indústria farmoquímica itapirense – veja a relação completa abaixo.
Entre as doações, além de recursos financeiros, estão equipamentos de proteção individual (EPIs), máscaras sociais, insumos farmacêuticos ativos e medicamentos para fins de pesquisa científica para o combate ao novo coronavírus, medicamentos finais para o tratamento de pacientes graves e equipamentos, como oxímetros, respiradores e ventiladores.
“Buscamos apoiar as entidades com recursos materiais, financeiros e também com a nossa experiência na produção de medicamentos. Em alguns casos, utilizamos a experiência dos profissionais que trabalham na empresa para a produção de itens que estão sendo muito demandados durante os meses de pandemia”, comenta Ricardo Pacheco, presidente do Conselho Administrativo e diretor-geral do Laboratório Cristália.
Um dos exemplos foi a produção de capelas e caixas acrílicas para a intubação de pacientes graves, que necessitam de ventilação mecânica. Os equipamentos foram solicitados pelo Hospital Municipal de Itapira e totalmente desenvolvidos no complexo industrial do laboratório.
De acordo com o coordenador da Clínica Médica do hospital, Marcelo Cesto, os equipamentos auxiliam no tratamento de pacientes com suspeita da doença e aumentam a segurança para os profissionais de saúde e outros pacientes, ajudando a prevenir o contágio pelo novo coronavírus.