Entre os participantes, 80 estiveram doando pela primeira vez - Foto: Divulgação
publicidade

A sede da Igreja Adventista do Sétimo Dia do Jardim São Pedro abriu suas portas na manhã do sábado (15) para a realização de mais uma etapa do Projeto Vida por Vidas. A coleta de sangue promovida pela equipe do Hemocentro da Unicamp começou às 9h00 e se estendeu por toda a manhã totalizando 112 bolsas coletadas.

Além do público em geral, integrantes do Tiro de Guerra de Mogi Guaçu também marcaram presença para garantir o bom resultado da iniciativa.

Segundo balanço feito pelos organizadores, do total de doadores, 80 estiveram realizando a doação pela primeira vez.

Os responsáveis destacaram a participação de um número significativo de novos doadores e lembraram que a ampliação do total de pessoas da cidade dispostas a efetuar a doação de sangue garante uma rotatividade maior de voluntários e assegura uma média significativa de bolsas coletadas em cada etapa.

Além disso, 23 pessoas foram cadastradas como potenciais doadores de medula óssea. Os dados coletados serão incluídos no banco de dados que busca pessoas compatíveis para o tratamento contra a leucemia.

A avaliação feira pelos envolvidos com a organização da etapa foi bastante positiva. De acordo com eles, frente a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), uma parcela dos doadores tem procurado ficar em suas casas e o total de bolsas obtidas na etapa local foi bastante expressivo.

A expectativa deles agora fica por conta da definição de uma nova data para que a equipe do Hemocentro da Unicamp possa vir até Mogi Guaçu para garantir pelo menos mais uma etapa ainda em 2020.