A equipe da Vigilância Sanitária efetuou uma ação de fiscalização aos supermercados guaçuanos no último sábado (18) e flagrou o descumprimento de algumas das regras impostas pelo decreto municipal vigente desde o dia 9 de julho.
Os agentes aproveitaram o dia de grande movimentação para verificar se os estabelecimentos tanto da área central quando da periferia estavam exigindo o cumprimento das medidas preventivas à propagação do novo coronavírus (Covid-19).
E em duas visitas foram flagrados o descumprimento das normas. Num estabelecimento a fiscalização flagrou a presença de uma criança menor de 12 anos no seu interior e em outra visita foi constatada a duas pessoas da mesma família efetuando compras.
Em ambas as situações foi lavrado o auto de infração. O nome e a localização dos supermercados não foram divulgados pela Prefeitura.
A multa aplicada em cada um dos estabelecimentos é de R$ 1,44 mil, conforme fixado no decreto municipal.
As regras de retomada do setor comercial permitem que escritórios, concessionárias, atividades imobiliárias e o comércio em geral funcione das 12h00 às 18h00. Já os shoppings Buriti e Boulevard podem atender o público das 13h00 até às 19h00.
Os mercados, supermercados, hipermercados, padarias e açougues podem manter o horário de funcionamento atual, de terça à domingo. Igrejas também estão sendo orientadas a não realizarem atividades religiosas de maneira presencial.
Denúncias a respeito do funcionamento do comércio e de aglomerações, podem ser feitas à GCM (Guarda Civil Municipal) pelo telefone 153, ou na ouvidoria do SUS pelo telefone 3811-7276.
As fiscalizações serão mantidas enquanto as regras sanitárias permanecerem em vigor no município.