Mogi Guaçu só atingiu a taxa de cobertura entre os idosos e profissionais da saúde - Foto: Divulgação
publicidade

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe foi prorrogada mais uma vez. Agora as doses da antigripal seguirão disponibilizadas nos postos de saúde até o dia 31 de agosto.

A recomendação é que a vacina influenza deve continuar sendo aplicada enquanto durarem os estoques, principalmente nas pessoas que pertencem aos grupos prioritários com baixa cobertura vacinal. Assim, devem procurar as unidades gestantes, crianças com idade entre 6 meses e 6 anos, adultos de 55 a 59 anos e puérperas.

Segundo o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações, Mogi Guaçu ainda não atingiu a meta de 90% de cobertura vacinal.

O acompanhamento feito pela Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunização aponta que o município vacinou somente 79,4% do público alvo. Das pouco mais de 38,2 mil pessoas que deveriam tomar as doses, 30,3 mil compareceram aos postos de vacinação.

O município conseguiu atingir os 100% de cobertura entre os profissionais da saúde e idosos. Mas ainda busca uma adesão maior nos demais públicos.

O índice é menor entre os adultos onde somente 30% da população estimada recebeu a vacina. Entre as crianças e gestantes a taxa de vacinação é de 48% e nas puérperas 70% receberam a antigripal.

A vacina contra a gripe não imuniza contra o novo coronavírus, mas a campanha é fundamental para reduzir o número de pessoas com sintomas respiratórios nos próximos meses.

As equipes devem seguir as normas de higienização.