Ferramenta já está disponível e medida visa reduzir número de pessoas na sede da autarquia - Foto: Divulgação
publicidade

Depois de ter anunciado que isentaria os consumidores guaçuanos da cobrança do excedente de consumo, o Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto) divulgou que colocará um número de WhatsApp para que as solicitações de revisão sejam feitas.

Através do (19) 98291-0699 será possível efetuar o pedido de revisão da tarifa. A medida visa evitar que os consumidores precisem se deslocar até a sede da autarquia municipal, à Rua Paula Bueno, 240, no Centro, para regularizar a situação. O prazo anunciado para que a revisão seja efetuada e as mensagens com os valores revisados remetidos é de 15 dias.

O Samae explicou ainda que eventuais pagamentos já efetuados poderão ser restituídos.

Já as contas pagas em débito automático estão sendo recalculadas, assim como as demais que são pagas diretamente nos correspondentes bancários.

O aval para a não cobrança do excedente de consumo foi dado pela ARES-PCJ (Agência Reguladora). Do final de março até junho, as contas foram geradas levando-se em conta a média de consumo dos seis meses anterior de cada ponto de ligação.

A medida acabou gerando a cobrança de valores muito acima do normalmente pagos pelos consumidores, o que motivou diversas queixas e até a cobrança de explicações por parte do Ministério Público.