O governo do Estado de São Paulo anunciou nesta sexta-feira (24) mais uma atualização do plano São Paulo e a DRS (Direção Regional de Saúde) de São João da Boa Vista foi mantida na Fase 2 (faixa laranja).
Assim, as diretrizes de funcionamento para o comércio não essencial, shoppings e outros segmentos seguem as mesmas. Dessa forma, a ACIMG (Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu) adiantou por meio de nota oficial que irá pleitear junto às autoridades que o Município volte a adotar o mesmo expediente comercial estabelecido no Estado.
A intenção da entidade é que o funcionamento do comércio não essencial, supermercados, padarias e açougues possam voltar a abrir as portas às segundas-feiras. “Na próxima reunião com a Prefeitura sobre a Covid-19, a ACIMG fará sugestão sobre o horário do comércio, dentro das diretrizes do Plano São Paulo, com o objetivo de otimizar o funcionamento”, detalhou a entidade.
“O movimento do comércio está calmo, não estamos percebendo alta. Também não estamos vendo muito movimento de pessoas pelas ruas. Hoje o governador João Dória Júnior anunciou que continuamos na fase laranja, então o cenário não mudará muito. Na próxima reunião com a Prefeitura iremos fazer umas sugestões com a finalidade de melhor adequação para o horário do comércio. Seguimos firmes e confiantes de que as pessoas estão se conscientizando e que praticarão o consumo consciente, que é quando um membro da família sai de casa compra os produtos necessários e retorna, suprindo as necessidades e não dando oportunidade para a Covid-19”, comentou a presidente da ACIMG, Sonia Zanuto.
Segundo levantamento realizado pelo portal GuaçuAgora, nas duas segundas-feiras em que o veto ao funcionamento do comércio não essencial, supermercados, padarias e açougues esteve em vigor, a taxa de isolamento social em Mogi Guaçu não foi impactada. Em ambos os dias ela se manteve em 42%, patamar semelhante ao dos demais dias da semana com os estabelecimentos atendendo.