Após três semanas, supermercados, padarias e açougues poderão voltar a funcionar às segundas-feiras. A medida passará a valer já a partir deste dia 3 uma vez que o decreto municipal que estabelecia a regra foi revogado nesta sexta-feira (31).
A decisão do prefeito Walter Caveanha (PTB) e do Comitê de Operações Emergenciais chegará ao fim conseguir impactar diretamente na taxa de isolamento social. Nas três segundas-feiras em que esteve em vigor, registrou 42% nas duas primeiras semanas e 41% no dia 27.
Neste período, a obrigação de que os estabelecimentos tidos como essenciais permanecessem de portas fechadas dividiu opiniões. Embora a maior parte da população tenha tecido críticas ao fechamento, apontando principalmente sua ineficiência em relação ao isolamento, houveram aqueles que entenderam a decisão como necessária frente a aglomeração de pessoas observadas em alguns estabelecimentos.
Apesar da autorização para que os segmentos voltem a funcionar às segundas-feiras, as demais medidas de restrição permanecem valendo e sendo fiscalizadas.
Regras como a limitação ao número de clientes no interior dos estabelecimentos e o veto a presença de crianças menores de 12 anos nos supermercados e a presença de mais de uma pessoa do mesmo seio familiar ainda deverão ser respeitadas e aqueles que as infringirem correm o risco de ser autuados.
Os estabelecimentos comerciais não essenciais continuarão fechados às segundas-feiras. O expediente permanece autorizado de terça à sexta-feira das 12h00 às 18h00.