Iniciada no dia 29 de junho, a construção da nova travessia na estrada Vicinal Governador Almino Monteiro Álvares Afonso teve suas aduelas para sustentação do solo instaladas nesta semana. O projeto executado pela JSA Construtora e orçado em R$ 405 mil vem avançando num ritmo mais rápido do que o inicialmente projetado e a empresa não descarta que a conclusão possa ocorrer antes do prazo inicialmente proposto, final de setembro.
A via que faz a ligação do distrito de Martinho Prado à cidade vem sendo motivo de contratempos para a população que utiliza da estrada desde o final de fevereiro, quando a estrutura existente anteriormente no trecho não conseguiu dar vazão suficiente às águas e acabou sendo arrastada.
O projeto implementado no local prevê a capacidade de suportar o dobro da vazão anterior. O dimensionamento foi feito levando em consideração a possibilidade de novas precipitações de maiores proporções na região e a necessidade de manter o fluxo no local que é bastante utilizado para o deslocamento dos moradores do distrito para a cidade e o escoamento da produção rural da região.
Até que a conclusão ocorra, a opção vem sendo as rotas alternativas. Além de um desvio próximo ao local da queda da passagem, as rodovias SP-147 e SP-191, em Conchal, e a estrada rural da Chácara Alvorada vêm sendo utilizadas.