Os agentes do Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) promoveram nesta terça-feira (30) diligências em três cidades da região. A ação teve como objetivo a aferição de balanças rodoviárias instaladas em Mogi Guaçu, Mogi Mirim e Santo Antônio de Posse.
A verificação foi conduzida pelos fiscais da regional de São Carlos (SP). Em Mogi Guaçu o trabalho foi realizado na Fazenda Monte Cristo e não foi divulgada nenhuma possível irregularidade encontrada.
Os equipamentos instalados na JSA Construtora e a Villalva Comércio de Frutas, em Mogi Mirim e Santo Antônio de Posse, respectivamente também foram vistoriados.
As balanças rodoviárias são equipamentos utilizados por empresas de diversos segmentos para medir de forma adequada o peso de grandes cargas, e na determinação da massa para o cálculo de pedágio, tarifa, imposto, remuneração, subsídio, taxa ou um tipo similar de pagamento. De acordo com a regulamentação do Inmetro, todas as balanças utilizadas para transações comerciais devem cumprir determinadas exigências.
A fiscalização das balanças é feita anualmente pelas equipes do Ipem-SP para verificação de diversos pontos como: nivelamento, a superfície na qual a balança está instalada dever ser plana e resistente; presença do selo de verificação e de placa de identificação com informações sobre o fabricante, modelo, carga máxima e mínima, entre outros.