O comércio guaçuano teve mais uma segunda-feira de portas fechadas em vão. A exemplo do que havia ocorrido no primeiro dia de veto ao funcionamento de supermercados, padaria, açougues e outros segmentos, nesta segunda-feira (20) a medida não surtiu efeitos na taxa de isolamento social do município.
De acordo com as medições realizadas através do Simi (Sistema de Monitoramento Inteligente), do governo estadual, o índice de Mogi Guaçu ficou mais uma vez em 42%.
A marca é a mesma registrada no dia 13, quando a proibição vigorou pela primeira vez. Também ficou igual as apuradas entre os terça-feira (14) e sexta-feira (17), quando os estabelecimentos puderam abrir as portas.
No mesmo dia, a média dos municípios paulista ficou em 43%. Já em Mogi Mirim, onde o funcionamento aconteceu normalmente a taxa de isolamento registrada foi de 44%.
Itapira foi a única cidade da região da Baixa Mogiana avaliada e que acabou tendo índice inferior ao guaçuana. O isolamento social itapirense foi de 40%.
No domingo (19) o Simi já havia apontado cenário semelhante. Com a taxa de Mogi Guaçu tendo ficado em 49%, atrás de Mogi Mirim (51%) e da média estadual (50%), mas a frente de Itapira (48%).