O prefeito Carlos Nelson Bueno (PSDB) voltou atrás na decisão de permitir o funcionamento do comércio geral de Mogi Mirim até às 20h00 e editou nesta sexta-feira (10) um novo decreto permitindo o funcionamento das lojas de segunda à sexta-feira no horário das 12h00 até às 16h00.
A medida segue orientação do Ministério Público, que recomendou que a municipalidade siga as determinações da Fase 2 do Plano São Paulo. O novo expediente comercial passa a vigorar a partir desta segunda-feira (13).
A sugestão para o funcionamento no período da tarde foi da ACIMM (Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim) e do Sincomercio (Sindicato do Comércio Varejista de Bens, Serviços e Turismo de Mogi Mirim).
Todos os estabelecimentos autorizados a funcionar nesse período deverão cumprir os protocolos sanitários, com capacidade limitada a 20% de pessoas no local, além de utilização de máscara de proteção facial, álcool em gel e o distanciamento social de funcionários e clientes.
Outra recomendação é para que sejam priorizadas as medidas de atendimento imediato às pessoas consideradas integrantes do grupo de risco como idosas, gestantes, portadores de doenças crônicas ou imunodeprimidas.
A entrada de crianças nos supermercados e agências bancárias está proibida como forma de reduzir a concentração de pessoas dentro dos estabelecimentos.