Sem detalhes, construção de pátio no Campo da Brahma vira polêmica

Após críticas, Prefeitura assegurou que árvores serão mantidas - Foto: Divulgação
publicidade

O anúncio do projeto de construção de um novo local para a realização da feira livre no Parque Cidade Nova aos domingos acabou se transformando em mais uma polêmica para a administração municipal. O projeto que consiste na instalação de um pátio no Campo da Brahma não foi detalhado em sua apresentação inicial e tão logo exposto pela Prefeitura, diversas manifestações ganharam as redes sociais sobre a suposta retirada das árvores existentes no local.

A obra orçada em R$ 1 milhão, dentro de um empréstimo de R$ 5 milhões firmado junto ao Banco do Brasil, foi apresentada como a viabilização de uma área na Avenida Júlio Xavier da Silva. Na prática, o projeto consiste na instalação de um grande pátio para que os feirantes possam instalar suas barracas.

Já na publicação feita nesta terça-feira (16) pela administração municipal em sua página oficial no Facebook, diversas pessoas passaram a criticar o projeto. Ao longo do dia as críticas ganharam força e a adesão de grupos organizados, tanto daqueles ligados às correntes políticas da cidade quanto dos que atuam em favor do meio ambiente.

Na tentativa de estancar a crise, já na manhã desta quarta-feira (17) a administração se manifestou alegando que as árvores existentes no local serão mantidas. Na nota oficial, a Prefeitura salientou que os exemplares mais jovens e de porte menor serão transplantados para outros pontos enquanto que aqueles de maior porte permanecerão no local.

“Todos os outros itens que já compõem o ambiente serão mantidos, apenas o campo de futebol de grama será removido. Isso porque o objetivo é manter a característica do espaço, que hoje serve para reunir pessoas de todas as idades, principalmente aos finais de semana”, destacou a nota oficial desta quarta-feira.

Por enquanto não foi estabelecido um prazo para início e conclusão do projeto. Mas de acordo com a administração a intenção é que além da feira livre aos domingos, o local também seja aproveitado para outras atividades.

O complexo no Parque Cidade Nova conta com pista de caminhada e de skate, ciclovia, uma academia ao ar livre e o Portal da Bíblia, que é uma concha acústica para performances musicais e teatrais.