A reabertura dos shoppings Buriti e Boulevard, em Mogi Guaçu, poderá ocorrer a partir da próxima segunda-feira (8). A permissão possui critérios que vão desde horário reduzido à limitação do número de pessoas no ambiente do estabelecimento.
O COE (Centro de Operações Emergenciais em Saúde Pública) aprovou a retomada gradual de cinco atividades econômicas previstas na fase 2 do Plano São Paulo, instituído pelo Governo do Estado, que incluem, além dos shoppings, o comércio em geral, imobiliárias, escritórios e concessionárias de veículos.
A reunião que definiu a autorização aconteceu nesta quinta-feira (4) e contou com representantes da ACIMG (Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu) e dos dois shoppings.
Para reabrirem, além de seguirem as orientações das secretarias de saúde municipal e estadual e todo o protocolo de higiene criado pela ACIMG e pelos dois shoppings da cidade, outras medidas foram definidas e deverão ser seguidas pelos lojistas.
O decreto será publicado neste sábado, dia 6, e será disponibilizado no site da Prefeitura de Mogi Guaçu. O estabelecimento pode receber apenas 20% da capacidade, sendo um cliente a cada 5 m².
O comércio em geral poderá reabrir das 13h às 17h, de segunda à sexta, e das 9h às 13h, aos sábados. Já os shoppings poderão reabrir das 16h às 20h todos os dias da semana. A proposta inicial previa a reabertura das 14h00 às 18h00.
Os restaurantes e as praças de alimentação dos dois shoppings poderão trabalhar apenas com delivery ou com a retirada no local, assim como estabelecimentos alimentícios situados fora dos shoppings.
Esses estabelecimentos permitidos na fase 2 deverão baixar um termo de compromisso no site da ACIMG, inclusive os não associados. O termo deverá ser impresso, assinado e fixado no acesso ao estabelecimento.