A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) incluiu por meio de resolução publicada nesta segunda-feira (29) a obrigatoriedade de que planos de saúde passem a oferecer os testes da Covid-19 entre seus procedimentos de cobertura. A medida já está em vigor e o seu descumprimento passa a ser alvo de notificações junto órgão regulador.
As pesquisas de anticorpos IgA, IgC ou IgM serão obrigatórias para os planos de saúde nas segmentações ambulatorial, hospitalar (com ou sem obstetrícia) e referência, nos casos em que o paciente apresente ou tenha apresentado alguns quadros clínicos.
Entre esses quadros clínicos estão gripe com quadro respiratório agudo (com febre, tosse, dor de garanta, coriza ou dificuldade respiratória) e síndrome respiratória aguda grave (dificuldade para respirar, pressão persistente no tórax, saturação de oxigênio menor que 95% em ar ambiente ou coloração azulada nos lábios e rosto).
A inclusão dos exames no rol de procedimentos obrigatórios para planos de saúde foi tomada em reunião colegiada da ANS na semana passada, em cumprimento a uma decisão judicial.