Depois de Mogi Guaçu e Mogi Mirim terem anunciado nesta segunda-feira (22) o fechamento do comércio e serviços não essenciais, nesta terça-feira (23) foi a vez de Estiva Gerbi determinar que seguirá a mesma medida. A determinação tem como base o decreto assinado pela prefeita Cláudia Botelho (MDB) e começa a valer a partir de quarta-feira (24).
A restrição ao funcionamento dos serviços não essenciais seguirá em vigor até o próximo dia 30.
Até lá somente estarão autorizados a manter o atendimento presencial comércios essenciais como postos de gasolina, farmácias, hipermercados, supermercados e mercados, padarias, açougues e lojas que atendam às necessidades básicas dos animais. O decreto também recomenda a suspensão de cultos e atividades religiosas está de volta.
A decisão tem como base o aumento de casos confirmados, óbitos e ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) por conta do novo coronavírus. Estiva Gerbi contabiliza até esta terça-feira, 23 casos positivos e um óbito registrado em decorrência da doença.
Uma nova reunião está agendada para a segunda-feira (29) para reavaliar a situação do município. Conforme a avaliação, a suspensão de atividades comerciais ser prorrogada por mais uma semana.