De acordo com decreto diocesano emitido pela Diocese de São João da Boa Vista nesta terça-feira (2), as paróquias sob sua responsabilidade estarão autorizadas a retomar a realização de missas e demais celebrações a partir do próximo dia 13. O documento assinado pelo bispo Dom Antonio Emídio Vilar detalhas as medidas preventivas a serem seguidas para diminuir os riscos de propagação do novo coronavírus (Covid-19)
As regras valem para todas as 18 paróquias guaçuanas.
A retomada das atividades será realizada de forma gradual. Às autoridades municipais deverá ser dada ciência da medida e de todos os detalhes em torno das restrições que serão adotadas.
Fiéis que pertencem aos grupos de risco e aquelas que entendam seguir as medidas de isolamento social ficam dispensados de cumprir com seus compromissos religiosas. As celebrações deverão ocorrer com as igrejas podendo receber no máximo 30% de sua capacidade máxima, além de adotar medidas para que os presentes mantem o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre si e a utilização de máscaras passa a ser obrigatória.
Em razão disso, a orientação é para que as transmissões das missas e demais atividades litúrgicas sigam sendo transmitidas pelos meios digitais.
O contato físico deverá ser evitado e as regras para evitar a aglomeração de pessoas tanto na entrada quanto na saída das celebrações precisarão ser adotadas. A recomendação é para que sempre que possível sejam adotadas missas campais.
Os recipientes com água benta não deverão ser disponibilizados. Outra medida a ser adotada durante os ritos é a distribuição de álcool em gel antes da comunhão.
As comunidades já receberam cópias do decreto e deverão efetuar a divulgação das medidas aos seus fiéis. As igrejas das Diocese de São João da Boa Vista suspenderam suas celebrações com a presença do público na segunda quinzena de março.