Um decreto assinado pelo prefeito Walter Caveanha (PTB) e publicado neste sábado pela Prefeitura de Mogi Guaçu autorizou a retomada das atividades religiosas de qualquer denominação na cidade.
As missas católicas e cultos evangélicos, por exemplo, estavam suspensas desde março, quando começou a quarentena. O decreto foi publicado neste sábado (13).
O documento define critérios para que as atividades religiosas de qualquer natureza possam voltar a ser realizadas presencialmente. Entre as determinações está a limitação do número de fiéis em 20% da capacidade do templo durante cada celebração.
Todos os presentes também devem manter distância mínima de dois metros entre e cada celebração deve ter duração máxima de uma hora, com intervalo de duas horas entre um evento e outro, para que o espaço seja todo desinfectado.
O decreto define ainda que os locais devem ser mantidos arejado, com portas e janelas abertas, e que o público deve ter álcool em gel 70% à disposição na entrada e em pontos estratégicos dos estabelecimentos.
“A recomendação é que os cultos/missas não sejam frequentados por pessoas consideradas como grupo de risco, idosos maiores de 60 anos e principalmente por aqueles que manifestarem qualquer tipo de sintoma da Covid-19”, destaca nota emitida pela Prefeitura.
Os responsáveis pelas atividades também devem assinar um Termo de Responsabilidade que, a exemplo do que vem ocorrendo com o comércio, deve ser afixado na entrada do templo ou local da celebração. O documento pode ser acessado aqui.