publicidade

O volume de vendas no varejo motivado pelo Dia das Mães deverá sofrer uma retração de quase 60% neste ano em razão da crise gerada pela pandemia do novo coronavírus.

A estimativa é da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), que projeta uma redução na casa dos 59,2% no faturamento real do setor em comparação a 2019.

O Dia das Mães é considerado a segunda data mais importante no calendário varejista brasileiro. “O Dia das Mães deste ano ocorrerá em meio ao fechamento de segmentos importantes para a venda de produtos voltados para a data, como vestuário, lojas de eletrodomésticos, móveis e eletroeletrônico”, comenta o presidente da CNC, José Roberto Tadros.

De acordo com ele, a projeção de queda para o Dia das Mães por causa da pandemia ficou acima das perdas estimadas para a Páscoa, que foi de 31,6%. “A Páscoa tem como característica a venda de produtos típicos em segmentos considerados essenciais, como supermercados, que permaneceram abertos desde o início do surto de covid-19”, disse.

  • ISENÇÃO NA ACIMG
Evento está agendado para dia 5 de março na sede da Associação (GuaçuAgora)

Como forma de amenizar os impactos negativos da crise sobre os comerciantes e empresários do município, a ACIMG (Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu) aplicou R$ 110 mil em isenções da mensalidade ao longo dos dois últimos meses.

O dinheiro é o mesmo que seria investido na Campanha Anual de Vendas patrocinada pela entidade de classe, que distribui prêmios em sorteios para clientes das empresas participantes.

A campanha é tida como um dos principais instrumentos para impulsionar as vendas do comércio guaçuano nas datas comemorativas. A ação promocional, contudo, está suspensa em razão da pandemia.

“Entendemos que nesse momento essa isenção é mais importante do que a campanha anual. Esta ação foi tomada para ajudar os associados, principalmente os empresários de comércios não essenciais, que permaneceram fechados e não tiveram como incentivar o consumo”, comenta o superintendente da Associação, Adenilson Junior dos Reis.