O Sesi retomará as aulas do ano letivo 2020 na próxima segunda-feira (11). As aulas acontecerão de forma não presencial, por meio da plataforma Conexão Digital, desenvolvida pela própria instituição de ensino.
Por meio dela, os estudantes terão acesso à tecnologia, efetiva tanto no computador quanto no celular. Nela, poderão ter encontros virtuais ao vivo com seus professores e turma, assistir videoaulas, conhecer outros materiais didáticos, como jogos, livros, documentários, e interagir com todos que atuam na rotina escolar, como inspetores de alunos e analistas de suporte de informática.
Antes de entrarem nesse mundo virtual, alunos, professores e famílias receberão guias de acesso ao Conexão Digital, com informações sobre os cuidados, orientações, partilha de responsabilidades e como será o aprendizado nesse ambiente online. Além disso, na sexta-feira (08), a partir das 18h00, no primeiro encontro a distância, a entidade realizará uma live por meio do site www.sesisp.org.br, direcionada a estudantes, familiares e equipe escolar, para esclarecer mais detalhes sobre essa nova realidade.
Cada uma das 144 escolas espalhadas por todo o estado de São Paulo preparará materiais físicos e planos de aprendizagem para esses alunos. Além disso, a rede prepara outras ferramentas de apoio, que serão comunicadas oportunamente, para garantir que todos seus alunos tenham acesso ao mesmo padrão de ensino.
Além de todo o cuidado com a elaboração de uma plataforma própria, que segue as diretrizes da proposta pedagógica da instituição, também foram criadas redes de cooperação, equipes multidisciplinares encarregadas de auxiliar e dar suporte aos alunos e professores durante todo o período em que durar o ensino não presencial.
Todo esse desenvolvimento em conjunto levou em consideração não apenas o acesso do conteúdo programado para cada faixa etária, mas o respeito às diferenças, aos ritmos de aprendizagem, aos contextos regionais e a atuação do professor como um mediador, que estimula a autonomia dos alunos, a pesquisa e a aprendizagem colaborativa.