O governador de São Paulo, João Doria - Divulgação
publicidade

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou nesta quarta-feira (27) que a quarentena será prorrogada por mais 15 dias em todo o estado, seguindo até o dia 15 de junho.

A partir da próxima segunda-feira (1), porém, começará a chamada ‘retomada consciente’ das atividades econômicas, com flexibilização para reabertura de determinados setores.

As flexibilizações serão progressivas e levarão em conta as características de cada município. O plano prevê cinco etapas, com classificações das regiões de acordo com critérios definidos pela Secretaria Estadual da Saúde e pelo Comitê de Contingência para Coronavírus.

Essa retomada, segundo Doria, somente será possível nas cidades que redução no número de novos casos, bem como disponibilidade de leitos nos hospitais públicos e privados e que estiverem respeitando o distanciamento social e a obrigatoriedade do uso de máscaras.

Cada fase permitirá o avanço do relaxamento das medidas. Na fase 1 (vermelha – alerta máximo) o funcionamento será permitido somente aos serviços essenciais. Na fase 2 (laranja – controle), haverá a possibilidade de reaberturas com restrições.

Na fase 3 (amarela), poderá reabrir um número maior de setores. Na fase 4 (verde),  também haverá abertura de um número maior de setores em relação à fase 3. E na fase 5 (azul), o chamado ‘normal controlado’ será para abertura de todos os setores, mas mantendo medidas de distanciamento e higiene.

Nas áreas vermelhas, a quarentena total está mantida até o dia 15 de junho, pelo menos. Nas regiões laranjas e amarelas, os prefeitos poderão determinar eventuais flexibilização de acordo com os setores permitidos para cada fase.

  • MOGI GUAÇU

Em Mogi Guaçu, os casos confirmados de coronavírus chegaram a 99, de acordo com boletim da Prefeitura divulgado na última terça-feira (26). Até agora, são quatro óbitos atribuídos ao coronavírus na cidade.

Nos últimos dias, os índices de isolamento na cidade têm se mantido entre 50¨e 53% nos últimos dias. No Estado de São Paulo, o número total de confirmações é de 86.017, com 6.423 mortes. A região de Campinas, incluindo Mogi Guaçu, foi classificada na fase 2 – laranja.

Pela tabela do nível de restrição do plano de reabertura, nesta fase é permitido o funcionamento de atividades imobiliárias, concessionárias, escritórios, comércio e shoppings.

Bares, lanchonetes e similares, bem com academias e salões de beleza seguem fechados até que a fase 3 seja atingida. Seguem vetados os eventos que gerem aglomerações, incluindo esportivos, teatros, cinemas e espaços públicos.