Funcionários e alunos organizam varal de poesias na Escola Luiz Martini

Uma iniciativa simples chamou a atenção dos olhares mais atentos daqueles que passaram pela Escola Estadual Luiz Martini nas últimas semanas. Idealizado com o propósito de reduzir o stress e a tensão neste período de pandemia, o projeto ‘Poesia no Varal’ tem envolvido funcionários e alunos do colégio.

A inspiração veio na ação ‘Varal Solidário’, desenvolvido no final do ano passado, por iniciativa de alunos que moravam em um albergue e queriam ajudar moradores de rua, deixando roupas penduradas para doação, com o ditado: doa quem pode, pega quem precisa. A partir da ideia original, os envolvidos substituíram as peças de roupa por poesias, com as pessoas podendo retirar uma delas para que possam espalhar suas mensagens pela cidade.

No espaço são dispostas poesias, poemas e letras de música, sempre com uma mensagem de positividade e inspiração. “Este é um compartilhamento de amor. Para mim é maravilhoso e eu os estimulo a construir projetos e um ambiente que seja significativo para eles, tanto funcionários, quanto estudantes”, ressalta diretora da Escola Estadual Luiz Martini, Fabiana Del Nero.

Audrey Machado, agente de organização escolar e uma das idealizadoras do projeto, disse que a iniciativa veio do esgotamento de todos os dias ouvir notícias tristes. “Pensamos em uma maneira de espalhar amor. Como a nossa escola é central e fica em uma rua movimentada, isso acaba chamando a atenção. Tivemos a ideia de fazer um varal e enche-lo de poesias, o intuito é levar um pouco de esperança para as pessoas nesse momento tão difícil, com um pouco de arte. Sabemos que vai passar, mas vamos passar com o coração quentinho”, comenta.