Estado com o maior número de mortes e de casos confirmados na pandemia do coronavírus (Ccovid-19), São Paulo terá as medidas de isolamento social endurecidas em sua capital. Mesmo assim a FPF (Federação Paulista de Futebol) e representantes dos clubes vão se reunir, por videoconferência nesta segunda-feira (4) para discutir a volta do Paulistão, paralisado dia 15 de março.
O encontro virtual terá a participação também do infectologista David Uip.
A retomada dos treinamentos pelas equipes, seguindo um protocolo de medidas de segurança sanitária, poderá ser o primeiro passo. Uip já conversou com médicos dos clubes e passou a eles que a ideia de testar os envolvidos na realização de um jogo, como jogadores, comissão técnica, funcionários dos clubes e familiares. A alternativa também é cogitada no futebol do Rio de Janeiro.
No entanto a medida esbarra no entendimento de inviabilidade já que os testes disponíveis não são confiáveis e não informam o resultado no prazo necessário para a partida acontecer.
São Paulo está em quarentena até o dia 10 de maio e o governador do Estado, João Dória (PSDB), poderá anunciar, no dia 8, novas medidas para serem adotadas a partir do dia 11.