Em meio as medidas de enfrentamento à pandemia do coronavírus (Covid-19), Mogi Guaçu segue tendo de se preocupar também com outra doença. O número de casos confirmados de dengue não para de crescer no município e chegou a 1,158 mil, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (30) pela Secretaria Municipal de Saúde.
Em uma semana foram 144 novos casos, o que representa um aumento de 14,2%. A marca corresponde a mais de 20 novos infectados pela doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti por dia, em média. Neste ritmo de crescimento, as projeções indicam que o município pode se aproximar dos 2 mil casos registrados até o final de maio.
A cidade já está em estado de alerta para dengue. Desde janeiro foram quase 3,26 mil pessoas procurando atendimento nas unidades de saúde sob suspeita da doença. Deste total 2,27 mil já tiveram o contágio descartado e outras 182 ainda aguardam o resultado dos exames laboratoriais.
A região do Guaçu-Mirim segue no topo da lista dos bairros com maior número de casos confirmados. Segundo o boletim epidemiológico, são 151 pessoas infectadas. Na sequência vêm as áreas central e zona norte, com 131 e 125 registros, respectivamente.
De acordo com a Secretaria de Saúde, em razão da pandemia do coronavírus, somente as visitas de bloqueio continuam sendo feitas pelas equipes da Vigilância Epidemiológica. As autoridades têm reforçado a orientação para que as pessoas que que apresentarem sintomas como febre, dores musculares, dor no fundo dos olhos e manchas vermelhas ao longo do corpo deve procurar imediatamente o posto de saúde para realização do exame de sangue necessário para o diagnóstico da doença.