Mogi Guaçu tem mantido em 2020 o mesmo ritmo de avanço da dengue registrado no ano passado, quando totalizou mais de 3 mil pacientes infectados pela doença.
De acordo com o boletim epidemiológico da segunda semana de maio, o município atingiu a marca de 1,314 mil casos confirmados, continuando na faixa de aumento de aproximadamente 15% por semana e poderá fechar seus cinco primeiros meses superando os 1,6 mil registros de 2019.
Até a atualização dos dados locais ocorrida na sexta-feira (8), a cidade contabilizava 1,158 mil casos e viu eles aumentarem em 144 mantendo a média de crescimento verificada nas semanas anteriores.
Neste ritmo, com mais três semanas ainda a serem apuradas antes do fechamento dos números dos cinco primeiros meses de 2020, Mogi Guaçu poderá chegar a casa dos 1,8 mil casos positivos de dengue.
Neste ano já foram contabilizadas 3,892 mil notificações. Além dos 1,314 positivos, há no município 131 pessoas sob suspeita, aguardando resultados dos exames laboratoriais e 2,447 testes negativos.
Mogi Guaçu já está em estado de alerta devido ao avanço da doença. A região da UBS (Unidade Básica de Saúde) e USF (Unidade de Saúde da Família) de Guaçu-Mirim continua sendo a região mais afetada, com 165 confirmações da doença.
Outras áreas da cidade que também estão sendo afetadas pela dengue é a região do Centro de Saúde e a Zona Norte, que confirmaram até agora, respectivamente, 146 e 145 casos.