Campinas terá rodízio de veículos pelo final do número das placas a partir de segunda-feira (18). A medida foi anunciada na tarde desta quarta-feira (13) pelo prefeito Jonas Donizette.
Será a primeira vez que a cidade adotará o sistema de limitação a circulação de veículos. A decisão visa reduzir a circulação de pessoas e, consequentemente, a propagação do coronavírus (Covid-19), conforme salientou o prefeito.
Com uma população de cerca de 1,2 milhão pessoas e frota estimada em cerca de 1 milhão de veículos, Campinas terá rodízio válido para carros e motos com placas locais e também de outras cidades. O rodízio será de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h, com a seguinte programação: placas final 1 e 2 – proibidos de circular às segundas-feiras; placas final 3 e 4 – proibidos de circular às terças-feiras; placas final 5 e 6 – proibidos de circular às quartas-feiras; placas final 7 e 8 – proibidos de circular às quintas-feiras; e placas final 9 e 0 – proibidos de circular às sextas-feiras.
A restrição é por tempo indeterminado. A frota do transporte coletivo será ampliada para atender quem tem necessidade de se deslocar para o trabalho em áreas essenciais. Situações de exceção serão previstas no regramento que será divulgado no Diário Oficial do Município na próxima sexta-feira, 15 de maio.
Quem desrespeitar o rodízio será penalizado seguindo o Código de Trânsito Brasileiro, que prevê infração de tipo médio, com aplicação de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação e multa no valor de R$ 130,16. Ele explicou que os radares do sistema inteligente de monitoramento serão adaptados para fiscalização das placas e equipes da Emdec estarão nas ruas intensificando a observação do trânsito e multando aqueles que burlarem a regra.