A Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) aprovou na madrugada desta sexta-feira (22) o Projeto de Lei que antecipa para a próxima segunda-feira (25) o feriado estadual do dia 9 de Julho.
A proposta é de autoria do governador João Doria (PSDB). As sessões extraordinárias virtuais duraram quase 14 horas, concentrando muitos debates entre os deputados.
O placar foi de 47 deputados a favor e cinco contrários. O texto foi aprovado sem votar as emendas. A sessão foi paralisada às 4h00 por falta de quórum.
Uma sessão extraordinária foi convocada para esta sexta-feira, às 10h00, para continuar o debate do projeto.
A proposta aprovada tem validade em todo o território paulista. O governador vê na medida uma forma de aumentar a taxa de isolamento, que tem ficado abaixo das expectativas, só aumentando nos feriados e finais de semana.
- CAPITAL
Na cidade de São Paulo, a Câmara Municipal já aprovou projeto enviado pelo prefeito Bruno Covas (PSDB) que propôs a antecipação de dois feriados municipais: o de Corpus Christi, em junho, e o da Consciência Negra, em novembro. As datas foram antecipadas para esta quarta-feira (20) e quinta-feira (21).
Com a decretação de ponto facultativo na sexta-feira (22) e na esperança da aprovação do projeto enviado à Alesp pelo governador, a cidade teria então um feriado prolongado – ou mega-feriado, como foi classificado, entre esta quarta-feira e a próxima segunda.