Dois alunos da Fatec (Faculdade Estadual de Tecnologia) ‘Arthur de Azevedo’, de Mogi Mirim, se tornaram protagonistas de uma ação social que resulta da união entre tecnologia, educação e responsabilidade social.
Por meio do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) em Mecatrônica Industrial, João Paulo de Arruda e Rhayan Wesguerber, desenvolveram uma impressora 3D capaz de produzir máscaras de proteção facial.
O item é considerado um dos mais importantes EPI (Equipamento de Proteção Individual) aos profissionais da área médica que estão na linha de frente do combate contra a pandemia de coronavírus.
A iniciativa contou com o apoio da empresa Balestro e da Acimm (Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim), que cederam matéria-prima e assistência técnico-logística para permitir a produção de 15 máscaras por semana.
As primeiras delas foram destinadas ao setor de saúde de Mogi Mirim. Na semana passada, a Santa Casa de Itapira também recebeu a doação de 15 unidades.
De acordo com o diretor da Fatec, André Giraldi, a intenção da faculdade é continuar abastecendo a área médica, bem como ampliar a capacidade de produção.
“É uma tecnologia moderna e naturalmente custosa e, para conseguirmos mais produtividade, contamos com o apoio de nossos parceiros e estudantes”, destacou.