Mogi Guaçu atingiu na quarta-feira (22) sua pior taxa de isolamento social dos últimos 30 dias, segundo levantamento feito pelo governo estadual por meio do SIMI (Sistema de Monitoramento Inteligente), atingindo 47%. E o aumento do número de pessoas circulando pelas ruas ocorre exatamente no momento em que a cidade vem registrando o maior aumento no número de casos confirmados de coronavírus (Covid-19), alcançando nesta quinta-feira (23) um total de 24 pacientes positivados.
De acordo com o levantamento diário realizado através do monitoramento da geolocalização dos aparelhos celulares feitos pelas operadoras de telefonia móvel, desde 20 de março, quando o percentual de isolamento ficou em 46%, o índice guaçuano não era tão baixo. Ao longo dos últimos dias a cidade vem ficando abaixo dos índices médios do estado.
Enquanto a adesão aos pedidos das autoridades para que as pessoas saiam de suas residências somente em caso de necessidade cai, o número de casos confirmados tem aumentando cada dia mais. De acordo com o boletim diário divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde, somente entre quarta e quinta-feira foram contabilizados quatro novos casos positivos, elevando para 24 o número de pessoas já infectadas pelo Covid-19 na cidade.
Em uma semana foram registrados 10 novos casos da doença, o que representa um crescimento de 71% em sete dias.
O boletim diário desta quinta-feira aponta ainda que 18 pacientes já se recuperaram do coronavírus. Com uma morte já confirmada, há no momento cinco pessoas em tratamento contra a doença.
Mogi Guaçu contabiliza ainda dois óbitos suspeitos, 89 casos negativos e 14 sob suspeita, além de 127 notificações registradas.