Doações foram feitas pelo campus de Inconfidentes do IF (Divulgação)
publicidade

Primeira unidade prisional feminina do estado de São Paulo beneficiada pelo Projeto Novas Páginas, a Penitenciária de Mogi Guaçu recebeu mais de 100 livros doados pelo Instituto Federal do Sul de Minas Gerais – campus Inconfidentes (MG). Os títulos já foram incorporados a sua biblioteca e estão a disposição das presidiárias que cumprem suas penas na unidade.

A iniciativa que teve seu ponto de partida no presídio da cidade de Ouro Fino (MG) foi idealizado com o propósito de fazer da leitura uma ferramenta na recuperação das detentas. “Queremos aproximar as sentenciadas do universo literário, servindo como ferramenta no processo de ressocialização”, explicou Caroline Machado, uma das idealizadoras do projeto.

Os títulos doados são provenientes de multas dos usuários devido ao atraso na entrega das obras emprestadas, já que, como punição, o pagamento é a doação de um livro diferente. Além desses títulos, outros livros também foram doados por pessoas que se sensibilizaram com o projeto.

Segundo a diretora técnica da Penitenciária de Mogi Guaçu, Daniela de Freitas Melo, o projeto vai gerar um efeito positivo na área educacional da unidade, alcançando não só as sentenciadas, mas também entre os funcionários. “Estamos muito felizes com o recebimento dos livros para as reeducandas e para o corpo funcional, é o início de um projeto que tende a crescer muito”, comemorou.

Além de Caroline, o projeto é também idealizado por Lidiane de Oliveira.