Uma ação voluntária tem buscado sensibilizar a população guaçuana para garantir assistência financeira aos músicos de Mogi Guaçu durante este período de quarentena. Com aulas suspensas em razão das orientações de isolamento social e bares, lanchonetes e restaurantes podendo atuar somente pelo sistema de delivery, aqueles que vivem da música no município têm sofrido com uma queda significativa de seus rendimentos.
Para garantir uma assistência tanto no pagamento de contas quanto na aquisição de mantimentos, uma Vakinha Virtual foi criada para angariar recursos em favor de pelo menos parte da classe. A mobilização intitulada ‘Cachê para Músicos de Mogi Guaçu’ teve início no início deste mês e visa arrecadar até o dia 5 de maio quantia suficiente para ofereceu uma assistência momentânea para aqueles que têm vêm sofrendo financeiramente com as medidas de isolamento social.
A meta dos organizadores é conseguir arrecadar R$ 5 mil. Para isso, vêm aceitando adesões de qualquer quantia por meio da plataforma Vakinha.com.br. Para contribuir basta acessar o link https://www.vakinha.com.br/vaquinha/cache-para-musicos-de-mogi-guacu.
Conforme destacaram os idealizadores da iniciativa, boa parte das pessoas que atuam no cenário musical local tem nas aulas e nas apresentações uma fonte importante de renda que repentinamente foi interrompida. Alguns têm encontrado dificuldades para honrar compromissos como aluguel e até a compra de mantimentos. Em razão disso, uma das destinações dos recursos obtidos será na compra cestas básicas e itens de higiene para atender cerca de cinco dos músicos profissionais da cidade.
“Muitos músicos de Mogi Guaçu estão há 3 semanas sem trabalhar por decreto estadual e municipal de isolamento social. Isso causa um impacto muito grande nessa profissão”, salientaram os responsáveis pela campanha. “Qualquer valor será bem-vindo e fará a diferença na vida de um músico da nossa cidade”, completaram.