Mogi Guaçu figurou pela primeira vez entre as cidades listadas pelo SIMI-SP (Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo) para medição do índice de isolamento social. Os dados divulgados nesta quarta-feira (15) são referentes aos números apurados um dia antes, na terça-feira (14) e apontam que 50% da população guaçuana aderiu as orientações de isolamento social.
Dos 151,88 moradores da cidade listados no sistema, perto de 75,9 permaneceram dentro dos limites de distância que indicam isolamento pelo sistema de monitoramento. O percentual guaçuano foi o mesmo apurado no estado de São Paulo durante o período. Mogi Mirim e Itapira também apareceram entre as cidades monitoradas e tiveram índices de isolamento de 50% e 53%, respectivamente.
Nenhuma dos 104 municípios pesquisados nesta terça-feira atingiu o índice de 70%, apontado como ideal para que o contingenciamento ao coronavírus (Covid-19) seja eficaz. A localidade com maior resultado foi São Sebastião, com 66% de isolamento.
A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras.
O SIMI-SP é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que o Estado possa consultar informações agregadas sobre deslocamento nos 645 municípios paulistas. As informações são aglutinadas sem desrespeitar a privacidade de cada usuário.