Projeto mobiliza voluntários desde 2016 (Divulgação)
publicidade

Dedicar parte do seu tempo e talento em benefício de centenas de crianças que realizam o tratamento contra o câncer num hospital de Campinas. Esta é a missão dos integrantes do grupo guaçuano ‘Anjos Sem Asas’, formado principalmente por mulheres, mas que conta com uma legião de apoiadores.

A iniciativa idealizada em 2016 por Isabel Cristina Almeida, hoje é responsável por quatro projetos que atendem principalmente as crianças atendidas pelo hospital campineiro. O grupo que tem se mobilizado para arrecadar material escolar e brinquedos e também ampliar o número de pessoas cadastradas como doadoras de medula óssea, tem no projeto ‘Toucas Mágicas’ sua maior missão.

A ação que mobiliza atualmente aproximadamente 20 voluntárias, confecciona toucas de lã inspiradas em personagens dos desenhos animados para as crianças que em razão do tratamento contra a doença acabam perdendo os cabelos. As inspirações seguem os personagens do momento, hoje os modelos são confeccionados representam os Minions, Homem Aranha e as irmãs do desenho Frozen, Elsa e Ana.

As voluntárias estão empenhadas na preparação das doações para o quinto ano consecutivo. A entrega da produção 2020 deveria ocorrer nesta sexta-feira (24), mas em razão da pandemia do coronavírus (Covid-19) e segundo as orientações da direção clínica do hospital as toucas deste ano serão entregues tão logo recebam sinal verde dos médicos.

Segundo Isabel, aproximadamente 600 toucas já estão prontas para entregues e até que a data seja agendada as voluntárias continuarão confeccionando mais. A estimativa da idealizadora do grupo é que as guaçuanas já tenham realizado a doação de mais de 1,2 mil toucas para as crianças.

Para garantir a produção, o projeto busca a doação de novelo de lã. Além das doações isoladas, um passeio de jeep que mobiliza aventureiros de diversas cidades da região também angaria a matéria-prima necessária para o trabalho das voluntárias. Mas o grupo segue em busca de doações e os interessados podem entrar em contato com Isabel pelas redes sociais (https://www.facebook.com/isabelcristina.almeida.754) ou pelo telefone (19) 99881-2733.

“O hospital não nos pede nada. É uma iniciativa nossa e que felizmente tem conseguido atrair outras pessoas dispostas a ajudar”, destacou.

Além das ‘Toucas Mágicas’, o grupo também promove no início do ano a arrecadação de material escolar para ajudar no acompanhamento pedagógico que o hospital oferece para os pacientes, realiza em setembro o “Anjos da Medula’ que cadastra voluntários no município para doação de medula óssea e no final do ano promove a arrecadação de brinquedos que atende tanto os pacientes do hospital campineiro quanto crianças de famílias carentes da cidade. “Começamos em 2016 arrecadando material escolar, depois fizemos toucas com tranças paras as meninas carequinhas e desde então os projetos não pararam mais”, afirmou a idealizadora da iniciativa.