Na tarde deste domingo (19) a GCM (Guarda Civil Municipal) de Mogi Guaçu foi acionada por populares se queixando da aglomeração de um grupo de jovens na Avenida Júlio Xavier da Silva, no Parque Cidade Nova. Os integrantes da corporação se deslocaram até o endereço indicado e efetuaram a orientação para que a dispersão fosse feita.
As reclamações foram feitas via o telefone 153. Todas denunciando a concentração de um número significativo de pessoas nas proximidades de um estabelecimento comercial existente na via. Mesmo com o comércio devidamente fechado, os guardas municipais constataram a aglomeração de aproximadamente 100 pessoas, em sua maioria jovens fazendo uso de bebida alcoólica no local.
Os agentes efetuaram o trabalho de orientação, esclarecendo sobre os decretos municipal e estadual que impedem a aglomeração de pessoas em razão dos riscos de propagação do coronavírus (Covid-19). Segundo os guardas envolvidos no atendimento aos chamados, houve bom-senso por parte dos presentes e a dispersão ocorreu sem maiores problemas.
Enquanto os decretos em torno das medidas de contingenciamento à pandemia do coronavírus estiverem em vigor, está proibida a realização de festas, reuniões e demais atividades que promovam a aglomeração de pessoas. A recomendação para as forças policiais é que a dispersão seja realizada mediante a orientação sempre que necessário.