A Secretaria Municipal de Saúde deverá começar nos próximos dias a distribuir perto de 5 mil máscaras de proteção para a população de risco. A iniciativa faz parte do projeto ‘Máscara do Bem’ que vem sendo desenvolvido com o apoio de voluntários que estão efetuando doação do material necessário e se dispondo a confeccionar os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).
A matéria-prima para produção do primeiro lote de máscaras foi obtido por meio de contato feito pelo vereador Luciano Firmino Vieira, o Luciano da Saúde. A Secretaria de Saúde recebeu grande quantidade de TNT da empresa Varejão das Fábricas e cerca de 200 tiaras usadas nas máscaras pelo Shopping do 1 Real. O acabamento ficará a cargo de um grupo composto por mais de 15 pessoas que se apresentaram para colaborar gratuitamente com a iniciativa.
A coordenadora da Atenção Básica do Município, a médica Sandra Fernandes Maciel, salientou que a máscara tem o objetivo de proteger o indivíduo de uma provável contaminação nos ambientes sociais. “É um material que poderá ser usado pela população para seus afazeres, enquanto os profissionais de saúde continuarão usando materiais próprios e que estão em falta”, explicou.
Após a produção, a Secretaria de Saúde estará definindo os critérios de doação das máscaras para a população.
Aqueles que quiserem doar material para a confecção de máscaras ou colaborar com a confecção das mesmas podem entrar em contato com a Secretaria de Saúde através do telefone 3811-7272.