Paciente deu entrada no PS com febre e falta de ar (Ilustração)
publicidade

Mogi Guaçu contabiliza agora dez pessoas sob suspeita de contágio pelo coronavírus (Covid19). Os números atualizados foram divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde no final da tarde deste domingo (22).

O décimo paciente guaçuano é um homem que está internato na UTI (Unidade de Terapia Intensiva). De acordo com as autoridades locais, ele está sob todos os cuidados médicos necessários, em isolamento.

Os demais casos suspeitos registrados na cidade permanecem em isolamento ocupando leitos de observação ou em suas residências. Todos seguem em situação de averiguação, já que o Instituto Adolfo Lutz ainda não encaminhou os resultados das análises laboratoriais de nenhuma das amostras para exames enviadas.

O boletim deste domingo ressaltou que não há nenhum caso confirmado de coronavírus em Mogi Guaçu por enquanto. “A Secretaria de Saúde já emitiu um comunicado neste domingo para assegurar que não há, até o momento, casos confirmados de coronavírus na cidade. Muitas pessoas estão usando as redes sociais para criticar a demora de exames e até mesmo alegar que a Prefeitura de Mogi Guaçu esconde casos. Os exames são realizados pelo órgão estadual Instituto Adolfo Lutz, responsável por descartar e confirmar casos de coronavírus de todo o Estado de São Paulo”, destacou a nota oficial.

Seguindo as orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do estado de São Paulo, neste momento são considerados como suspeitos todos os pacientes que apresentarem características de síndrome gripal. Assim, pessoa com febre e sintomas respiratórios, sendo que a febre pode não estar presente em alguns, como pacientes jovens e idosos, ou que esteja fazendo uso de medicamento antitérmico.