O boletim divulgado nesta segunda-feira (24) pela Secretaria Municipal de Saúde não apontou crescimento nos casos suspeitos de coronavírus, que segue com 10 pacientes sob análise. Mogi Guaçu segue aguardando a chegada dos exames laboratoriais do Instituto Adolfo Lutz, que não vem conseguindo atender com agilidade a demanda crescente de material enviado pelos municípios do estado de São Paulo.
Enquanto os resultados para confirmação ou descarte dos casos, o município segue adotando os protocolos de tratamentos e cuidados necessários, respeitando principalmente o isolamento social. O boletim mais recente alerta o fato de o município seguir em estado de alerta para o coronavírus e a necessidade de que as orientações das autoridades de saúde sejam seguidas.
No domingo (22) a Secretaria de Saúde já havia destacado a demora na emissão dos resultados dos exames e se manifestado negando a existência de casos confirmados da doença no município, desmentindo informações falsas veiculadas nas redes sociais propagando a confirmação de casos positivos de coronavírus na cidade. “A Secretaria de Saúde já emitiu um comunicado neste domingo para assegurar que não há, até o momento, casos confirmados de coronavírus na cidade. Muitas pessoas estão usando as redes sociais para criticar a demora de exames e até mesmo alegar que a Prefeitura de Mogi Guaçu esconde casos. Os exames são realizados pelo órgão estadual Instituto Adolfo Lutz, responsável por descartar e confirmar casos de coronavírus de todo o Estado de São Paulo”, destacou a nota oficial.