A Secretaria Municipal de Saúde antecipou o início da Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe em Mogi Guaçu, que nesta primeira fase será exclusiva para idosos e profissionais da saúde. Neste sábado (21) o atendimento acontece em três UBSs (Unidades Básicas de Saúde), na sede da Vigilância Epidemiológica com um sistema especial de drive thru. A aplicação das doses neste primeiro dia vai até às 13h00.
A antecipação visa possibilitar que as pessoas com mais de 60 anos sejam vacinadas num dia de menor movimentação dos demais pacientes nas unidades de saúde. A medida é uma das estratégias adotadas para reduzir a exposição dos idosos a aglomeração de pessoas e o risco de contágio pelo coronavírus (Covid19). Estarão de portas abertas neste dia de largada da campanha no município as UBSs dos Jardim Novo I, Jardim Ypê II e Jardim Itamaraty.
Na sede da Vigilância Epidemiológica, as doses serão ministradas sem a necessidade dos idosos saírem do veículo. O sistema drive thru funciona no antigo posto de emplacamento, com acesso pelo Parque dos Ingás. O modelo torna o tempo médio de aplicação das doses muito rápido e impossibilita o acumulo de pessoas num ambiente de risco.
Os profissionais de saúde serão vacinados ao longo das próximas semanas diretamente nas UBSs. Para receber as doses é necessário que eles apresentem a documentação que comprove a sua condição, como carteira funcional ou de trabalho.
O segundo grupo vacinado será o de professores e profissionais das forças de segurança e salvamento, como bombeiros e policiais militares, que poderão se vacinar a partir de 16 de abril. O último grupo atendido pela campanha receberá as doses a partir de 9 de maio, quando a antigripal estará a disposição das crianças de 6 meses a menores de 6 anos, doentes crônicos, pessoas com 55 anos ou mais, mães no pós-parto, população indígena e portadores de condições especiais.