publicidade

A Secretaria de Saúde de Espírito Santo do Pinhal (SP) confirmou na noite deste sábado (28) a abertura das apurações da suspeita da primeira morte causada pelo coronavírus (Covid-19) na região. De acordo com o boletim oficial emitido pela prefeitura pinhalense, uma jovem de 27 anos teria entrado em óbito dias após ter internada em razão de um quadro de síndrome respiratória aguda.

Segundo as autoridades do município, a vítima procurou a unidade de saúde e frente ao diagnóstico foi encaminhada para internação. Apresentado melhoras, recebeu alta médica no sábado pela manhã e já em sua residência voltou a passar mal. Familiares acionaram o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), mas a mulher acabou não resistindo e falecendo.

Frente ao histórico recente de síndrome respiratória, o Ministério da Saúde estabelece a abertura da apuração das causas da morte para constatação ou descarte de coronavírus. A Secretaria de Saúde pinhalense salientou que notificou a DRS (Direção Regional de Saúde) de São João da Boa Vista e solicitou urgência no laudo do exame encaminhado ao Instituto Adolfo Lutz. “O Ministério da Saúde determinou que pacientes que apresentarem quadro clínico da SARS (Síndrome Respiratória Aguda Grave), seja submetido ao exame do Covid-19 (coronavírus) e o caso passa a ser considerado suspeito. Esse procedimento passou a ser adotado por conta da transmissão comunitária do vírus em todo o pais e pela similaridade dos sintomas”, detalhou a nota oficial divulgada neste sábado.

Espírito Santo do Pinhal contabiliza dez notificações de suspeitos da doença. Destes, um já foi excluído e nove aguardam o resultado dos exames laboratoriais.