Engrossando a lista de segmentos que vem adotando medidas preventivas à propagação do coronavírus (Covid19), as comunidades religiosas de Mogi Guaçu também vêm suspendendo suas ações que resultem na concentração de pessoas. Igrejas de várias orientações estão com suas missas, cultos e demais atividades públicas suspensas por enquanto por tempo indeterminado.
As comunidades católicas do município seguirão as orientações feitas divulgadas na noite de ontem pela Diocese de São João da Boa Vista (SP) dispensando os fiéis de todas as comunidades das missas e demais compromissos com a igreja que envolvam o contato direto e a reunião presencial de pessoas. Assim, encontros de pastorais, missas e outras celebrações e atividades catequéticas estão paralisadas.
A recomendação da circular assinada pelo bispo diocesano Dom Antonio Emídio Vilar é que as igrejas permaneçam abertas para aqueles que queiram realizar suas orações nos templos. Já celebrações como casamento, batizado e unções só serão realizadas em casos de extrema urgência. O mutirão de confissões e até mesmo as celebrações públicas da Semana Santa também não ocorrerão.
Para as comunidades que tiverem meios, as missas poderão ser transmitidas pelos meios digitais ou rádio.
Outras religiões também vêm determinando a suspensão momentânea de seus encontros. As igrejas Presbiteriana e Batista de Mogi Guaçu também já emitiram comunicados aos seus fiéis que seus cultos não estarão sendo realizados em razão da recomendação das autoridades para se evitar a aglomeração de pessoas.