Em meio a preocupação com o avanço do coronavírus (Covid-19) os casos de dengue seguem avançando em Mogi Guaçu. De acordo com os números divulgados pela Vigilância Epidemiológica, o município chegou a marca de 652 casos confirmados da doença.
O número representa um aumento de 95 novos casos em uma semana. No levantamento feito dia 19, eram contabilizadas 567 confirmações: alta de pouco mais de 16% no total de pessoas infectadas pela doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti no intervalo de sete dias. São cerca de 12 novos casos por dia em média no município.
Até aqui foram contabilizadas 2,001 mil notificações da doença, com 1,191 mil delas tendo resultado negativo. Há ainda outras 158 pessoas aguardando o resultado do exame laboratorial.
Os bairros da região sul do Guaçu Mirim são onde o maior número de casos vem ocorrendo, com 108 pessoas infectadas. Já o município responsável pela maior parte dos casos importados em Mogi Guaçu é Mogi Mirim, de onde foi verificada a origem de 34 confirmações da doença.
O morador que apresentar sintomas como febre, dores musculares, dor no fundo dos olhos e manchas vermelhas ao longo do corpo deve procurar imediatamente o posto de saúde mais perto de sua residência para realizar o exame de sangue. A orientação das autoridades é para evitar a automedicação, já que ela pode agravar os sintomas do infectado.
O pedido é para que a população aproveite o período de isolamento social e elimine os focos de água parada das residências. Eles favorecem a proliferação do mosquito transmissor da dengue.